loader image
 
bg-post-mari-01

A alma do negócio

Dificilmente você vai iniciar algo que não exista, na verdade, até os negócios mais originais tem inspiração em algo que já foi criado, como dizia Antoine Lovoisier “Nada se cria, tudo se transforma”. Mas se essa é a realidade, como desenvolver alguma coisa verdadeiramente autêntica? Simples, achando a alma do seu negócio.

O primeiro passo para revelar essa alma é o conhecimento das seguintes coisas:

  • De si mesmo
  • De seus valores
  • Da sua missão

Autoconhecimento

“Conheça a ti mesmo e conhecerás o Universo e os deuses.”

Sócrates

O autoconhecimento é um mergulho dentro de um universo muito peculiar e uma viagem fundamental na descoberta da alma do seu negócio. Quem você é, e a pessoa que deseja se tornar faz parte do todo da sua vida, seja no aspecto pessoal ou profissional, não entender que essa divisão é inexistente vai exigir que você invista mais em uma área em detrimento da outra, o que ocasionará perda, e não é isso que queremos. Então a primeira dica é invista em autoconhecimento.

Valores

“Quem conhece o valor não negocia o preço”

Autor desconhecido

Seus valores pessoais estarão inseridos na sua empresa, bem como sua empresa terá valores que vão além dos seus. Conhecer isso de uma maneira clara e intencional, vai ajudar você na comunicação com seus colaboradores e clientes. Então ao buscar a alma do seu negócio pense na resposta da seguinte questão: “Qual valor não estou disposto a negociar em momento algum?”

Missão

O seu negócio faz parte de algo maior do que você, acredite ou não.

Quando for pensar em como  revelar a alma do seu negócio, não é apenas você entender a razão de ser da sua empresa, mas também o propósito pelo qual você trabalha e ela existe,  e nisso entra também a transformação que ela irá provocar na vida de seus clientes.

Com esses 3 pontos bem claros chegou a hora de avançar 

Avance com o coração

Se você já empreende ou pretende empreender tenha paixão pelo que for fazer, na verdade, tenha paixão na vida.

Ser o boss do seu negócio é algo 24/7 (pelo menos no começo), então imagina ter que respirar algo que não te inspira, toca ou transforma? Terrível até imaginar né.

Coloque paixão no seu produto ou serviço e permita que seu cliente perceba o quanto você ama e acredita naquilo que faz.

Avance apesar do medo

Costumo dizer que coragem para mim não é a ausência do medo, é você fazer apesar do medo, durante a jornada algumas inseguranças podem pintar, os desafios podem crescer, e pode rolar muita falta de apoio (principalmente no início), mas isso não quer dizer que vai dar errado.

Se planeje, busque informações, invista com sabedoria e o mais importante, não deixe o medo te parar de construir a vida que você deseja viver através do seu negócio.

Sobre o autor

Mari Barros

Mari Barros

Empreendedora, Coach Vocacional, Analista Comportamental DISC, Pedagoga Empresarial, Mentora e Consultora de mídias sociais.
Mari Barros

Mari Barros

Empreendedora, Coach Vocacional, Analista Comportamental DISC, Pedagoga Empresarial, Mentora e Consultora de mídias sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe nas redes:

Siga-nos no Instagram

Siga-nos no Facebook

Últimas postagens

Quer receber conteúdo de primeira mão na íntegra?

Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail todas as nossas atualizações. Prático, rápido e simples.

A Casa

A Casa Makers é a única especialista em achar a beleza da sua marca, tornando ela a extensão daquilo que confere valor à sua empresa, tornando sua identidade visual singular e diferenciada assim como você. Para quem deseja se destacar e anseia em elevar seu nível empresarial se posicionando no mercado, aqui é o lugar para você encontrar soluções, exclusividade e inovação.

Precisando de uma ajuda?