loader image
 
bg-post-vocacao

Vocação – O valor do seu sucesso

Defina sucesso dentro dessas 3 alternativas, qual você escolhe?

1º Reconhecimento     2º Dinheiro    3º Status

Você pode até dizer que nem um desse define sucesso para você, mas, qualquer definição pessoal que você tenha invariavelmente irá cair em um ou mais dessas três opções, e adivinha? Não tem nada de errado com isso!

Você pode desejar ter reconhecimento, dinheiro e status.

O que vem acontecendo muito na atualidade é que as pessoas estão em busca de sucesso, e tem construído suas vidas para alcançar esse objetivo.

Mas olhem ao redor, quantos CEO estão largando tudo, em depressão. Quantas pessoas de influência com status e reconhecimento em suas áreas, tem largado tudo pelo que lutaram e indo para outro extremo do que construiu.

Qual a razão para pessoas que arrumam o emprego dos seus sonhos, iniciam o curso (faculdade) que pensam ser o mais vantajoso no mercado e ao atingirem suas metas, não estão felizes com seus resultados?

A razão para isso é muito simples e serve para tudo que desejamos ter sucesso.

Sucesso sem o conhecimento do valor pessoal é fadado ao fracasso!!!!

Antes de continuarmos, vamos definir algumas coisas… 

Para ter sucesso, não um sucesso qualquer, mas, que deixe um legado, você precisa conhecer sua vocação, ou o propósito para qual você está nesse mundo (essa é a parte mais difícil!), depois você precisa saber qual o caminho que irá trilhar para chegar lá. As palavras chaves aqui são:

SABER, CONHECER e DECIDIR.

Lewis Carrol Alice no País das Maravilhas

1º – Faça  uma escolha

“Tudo pode ser tirado de uma pessoa, exceto a última das liberdades humanas: a de escolher a própria atitude num dado conjunto de circunstâncias, e a de escolher o próprio caminho.” (Viktor Frankl)

Como você tem escolhido usar seu poder de escolha?

Eu sempre desejei saber qual era o meu papel no universo, de que forma eu poderia fazer a diferença na minha vida, da minha família e da sociedade em geral e nessa iniciei diversos cursos de graduação na tentativa de me encontrar. Muitas vezes vamos alterando nossas escolhas com base naquilo que nos cerca e em nossas crenças momentâneas sobre a melhor profissão ou algo que estamos experimentando de forma social, ou pessoal. O meu erro foi que minha lógica do que seria melhor para minha vida não estava necessariamente alinhada com aquilo que sentia em relação a estes assuntos, por isso tive tantas escolhas fracassadas em meu objetivo final. 

Então como fazer uma escolha que não seja impulsiva, e também não seja 100% racional?

O primeiro passo é entender que os paradigmas precisam ser modificados, as percepções e padrões precisam ser transformados, as crenças limitantes precisam ser desconstruídas, de maneira que você possa se olhar, não pelas lentes de um espelho social que tenta rotular o que você é e até que ponto consegue chegar.

Somos nosso maior inimigo na construção de uma vida de sucesso, isso é manifesto no medo de tentar algo novo, de mudar de direção, elaborar um projeto, escolher uma carreira, etc. Quando nos prendemos nos riscos que o novo pode trazer, esquecemos que não fazer nada também tem um risco.

2º – Se comprometa com o processo

“Quando dizemos que alguém fez isso ou aquilo porque “nasceu com um dom”, nós, que “não nascemos com esse dom”, automaticamente nos omitimos de fazer o que quer que seja. Riscamos a palavra decisão de nosso dicionário, esquecemos que não fazer algo também é uma questão de escolha e, em vez de assumirmos responsabilidades, jogamos a culpa por nossa omissão no destino, na sorte, na natureza ou em Deus, que não nos deu “esse dom”.” (Paulo Kretly)

Vivemos em uma sociedade que deseja tudo muito rápido, comida rápida, respostas rápidas… A era da informação, a geração y, que apresenta uma mentalidade imediatista que desconsidera muitas vezes o tempo, o preparo e o esforço necessário para um resultado de sucesso.

Vemos tantas histórias de pessoas que ficaram ricas, famosas, etc. “do dia pra noite” que passamos a acreditar que essas pessoas realmente acordaram e PAHH! Sou uma pessoa de sucesso.

Comprometer-se com seu processo é entender que sua vocação/propósito, aquilo que vai te fazer alguém de sucesso está conectado a uma missão que todas as pessoas têm, de uma maneira geral, o ser humano deseja sentir que suas atitudes, palavras e ações produzem alguma diferença, seja em nível micro ou macro. Então, não responsabilize sua família, a educação (ou falta dela), sua condição social, cultural e finanças por coisas que não conquistou.  

VOCÊ, E SOMENTE VOCÊ É RESPONSÁVEL POR SUAS CONQUISTAS OU A FALTA DELAS!!!!

Thomas Edison
Thomas Edison

Se comprometer com uma vida de sucesso é se comprometer com a jornada tanto quanto com o destino.

Quando iniciamos uma jornada, nos deparamos com o desconhecido e isso gera uma insegurança natural, no entanto, ficar parado por receio do que possa acontecer é não ir a lugar algum.

Existe dentro disso também os “e se”

E se eu investir nesse curso e não der certo?

E se eu não conseguir clientes para o meu negócio?

E se eu fracassar?

Não permita que os “e se” fortaleçam as crenças limitantes, aqueles pensamentos incutidos por outros, e até por nós mesmos, que nos dizem que não somos capazes ou suficiente, que um sonho é grande demais para nós. É possível desarmar esse processo de autossabotagem  e incutir em nós uma mentalidade transformada, capaz de aprender a aprender, e a reaprender conceitos incorretos.

“Sou apenas uma pessoa, mas, ainda assim, sou uma pessoa. Não posso fazer tudo, mas, ainda assim, posso fazer alguma coisa. Não me recusarei a fazer o que eu posso fazer.” (Helen Keller.)

3º – Legado – Porque você faz o que faz?

Nós, como seres humanos, temos quatro necessidades: viver, amar, aprender e deixar um legado. (Stephen Covey)

Quando você se sente inspirado e motivado é como se recebesse uma injeção de ânimo em seus sonhos e objetivos.  Estar cercado de pessoas inspiradoras nem sempre pode ser uma realidade, porém, é possível nos cercar de seus ideais e pensamentos como força motivadora, afim de aprender a reconhecer seu valor pessoal e desenvolver o respeito próprio.

“As pessoas que são realmente eficazes têm a humildade e a reverência de reconhecer sua própria limitação perceptiva e de apreciar os ricos recursos disponíveis por meio de interações com os corações e mentes de outros seres humanos.” ( Stephen Covey)

PARA DEIXAR UM LEGADO, VOCÊ PRECISA COMEÇAR MUDANDO sua realidade para melhor.

Se as mudanças seguirem um processo de transição, elas serão duradouras o suficiente para permanecer por várias gerações. Somente uma figura de transição é capaz de deixar um legado positivo e duradouro.

Sim, é possível mudar para melhor, e isso não requer superpoderes nem habilidades sobre-humanas.

4º – Valores – A chave  para o sucesso

Quando pensamos em uma pessoa de sucesso, pensamos em uma pessoa muito bem-sucedida economicamente ou alguém famoso. Realmente estes atributos podem ser vinculados a sucesso, porém, o valor do sucesso de uma pessoa não é determinado por essas características. 

Sucesso, na verdade, está vinculado com o contentamento, com a satisfação e o prazer de ser e não necessariamente fazer.

No momento de descobrir sua vocação conhecer seus valores é um indicativo poderoso como chave de um sucesso real e duradouro, que vai além das recompensas de reconhecimento, dinheiro e status

VALORES NATURAIS X VALORES SOCIAIS

Valor nada mais é do que aquilo que é importante, que tem valor para você, mas quando falamos de valores, estamos indo além de posses materiais, mas daquilo que é emocional e físico.

Podemos classificar os valores como naturais e sociais. Todos os valores são adquiridos de acordo com nossas vivências e as influências que recebemos enquanto estamos crescendo, porém, os valores que você vai recebendo não são seus, até fazerem parte de quem você é.

Valores naturais estão relacionados com quem você é e os valores sociais com o que você é.

Quem você é pode se desenvolver, mas vai continuar sendo quem você é.

O que você é pode mudar de acordo com o ambiente, o grupo e as experiências que você vivencia. Mas dentro de tudo isso você mantém aquilo que você é, sua natureza.

COMO DESCOBRIR SEUS VALORES NATURAIS

Existem diversas formas de se chegar aos seus valores, e descobri-los não é tão complicado assim, porém, achar os valores naturais, aqueles que se você quebrar vai acabar quebrando você em algum momento é um pouco mais difícil, pois envolve separar, classificar e significar.

Hoje pode ser filtrado em um processo de coaching 8 blocos de valores, divididos da seguinte forma:

  • Individuais
  • Espirituais
  • Qualidades pessoais
  • Referente a imagem
  • Que você recorre como ajuda
  • Estilo de vida
  • Que confere poder
  • Referente a atitude

Descobrir seus valores naturais são a diferença entre você ter ou não sucesso, de encontrar sua vocação e seu propósito e assim deixar o legado que você nasceu destinado a criar.

“Não procurem o sucesso. Quanto mais o procurarem e o transformarem num alvo, mais vocês vão sofrer.

Porque o sucesso, como a felicidade, não pode ser perseguido; ele deve acontecer(pode destacar essa parte sublinhada?), e só  tem lugar como efeito colateral de um dedicação pessoal a uma causa maior que a pessoa, ou como subproduto da rendição pessoal a outro ser.” ( Viktor Frankl)

Sobre o autor

Mari Barros

Mari Barros

Empreendedora, Coach Vocacional, Analista Comportamental DISC, Pedagoga Empresarial, Mentora e Consultora de mídias sociais.
Mari Barros

Mari Barros

Empreendedora, Coach Vocacional, Analista Comportamental DISC, Pedagoga Empresarial, Mentora e Consultora de mídias sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe nas redes:

Siga-nos no Instagram

Siga-nos no Facebook

Últimas postagens

Quer receber conteúdo de primeira mão na íntegra?

Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail todas as nossas atualizações. Prático, rápido e simples.

A Casa

A Casa Makers é a única especialista em achar a beleza da sua marca, tornando ela a extensão daquilo que confere valor à sua empresa, tornando sua identidade visual singular e diferenciada assim como você. Para quem deseja se destacar e anseia em elevar seu nível empresarial se posicionando no mercado, aqui é o lugar para você encontrar soluções, exclusividade e inovação.

Precisando de uma ajuda?